Research diary for my Master thesis project: From Efficiency to Engagement: Game Dynamics on the Social Web. Tim Koch-Grünberg, Aveiro, Portugal.
pesquisar neste blog
posts recentes

Economia do Envolvimento

Reading Notes: The Multifaceted Nature of Intrinsic Motivation (2/2)

Reading Notes: The Multifaceted Nature of Intrinsic Motivation (1/2)

Reading Notes: Acting with Technology (1)

Google Tech Talks

TED Talks

Dissertation project: influent authors

reading notes: Information Visualization and Interface Culture

reading notes: Designing for Collaboration and Communication

(Inter)acções abertas vs estruturadas

arquivos

Janeiro 2011

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Quinta-feira, 7 de Outubro de 2010
Escolha da Temática, Títulos

Porque escolhi esta temática

A aplicação de dinâmicas de jogos a diferentes contextos (neste caso específico à web social em contexto educativo) permite-me estudar vários temas que acho bastante interessante. Em primeiro lugar, obviamente, está o estudo de jogos.

Eu tenho um grande interesse em regras e mecânicas de jogos desde o meu primeiro contacto com role-playing games, há uns 12 anos atrás. A simulação quantitativa de eventos da realidade é algo que me fascina desde então. Quando comecei a jogar jogos no computador senti-me sempre atraído por aqueles que me permitissem compreender o sistema de regras que formava a base dos mesmos. Passado vários anos, apercebi-me que existem pessoas dedicadas à concepção destes sistemas de regras, os game designers. Tornar-me um game designer tornou-se então algo como um sonho. Estudar game design, mecânicas e dinâmicas de jogo no contexto desta dissertação é um primeiro passo para a concretização deste sonho.

Para além do estudo de jogos, irei me debruçar sobre a concepção de aplicações da web social "normais", o que implica estudar user experience, design de interacção em contexto web, usabilidade, comunidades online e social interaction design. Esta componente é-me útil para consolidar conhecimentos teóricos na minha área actual de trabalho.

Finalmente, esta dissertação é suposta a dar origem a um serviço funcional. Isto implica que irá haver muito trabalho prático. O que também é óptimo, porque irei ter um projecto extremamente interessante em que também posso consolidar conhecimento (desta vez prático) na minha actual área de trabalho.

Se ainda não perceberam que estou motivado, sinceramente não sei o que dizer mais.

 

Considerações Iniciais

Aplicações são ferramentas. Partimos para o uso das mesmas com uma ideia +/- fixa sobre como deve decorrer a interacção, ou qual o problema que queremos resolver. Jogos, pelo outro lado, são mais do que ferramentas. Partimos para o "uso" dos mesmos com pouco mais do que alguma curiosidade, e é o próprio jogo que nos "oferece" problemas por resolver. A interacção em si pode ser analisada através de um vocabulário partilhado (proveniente da HCI, usabilidade, design de interacção, etc.), mas a diferença fundamental reside na mente do utilizador, e não na interacção. Compreender o fascínio dos jogos (e utilizá-lo na concepção de aplicações envolventes) tem que passar necessariamente pela compreensão da abordagem intelectual e emocional dos jogadores face aos jogos.

 

Problemas

Esta área é muito recente. Não a área do game design e do estudo académico de videojogos, que, embora como campos de estudo serem relativamente recentes, já contam com publicações clássicas e, recentemente, com uma certa inundação de actividade. Estou-me a referir às particularidades do fascínio de videojogos independentemente do seu meio, ou seja, compreender videojogos sem a componente do videojogo. E o meu trabalho não pára aqui, tenho que aplicar o que encontrar na formulação de novos paradigmas de concepção de serviços web. Ufa.

 

Títulos (3 alternativas)

Penso que a segunda alternativa é a mais viável.

 

Amanhã há mais.

 


tags: ,

publicado por tim às 12:06

1

De carlossantos a 8 de Outubro de 2010 às 11:49
Excelente post e ideias muito interessantes para o título da dissertação!
Gosto da linha da primeira proposta mas acho que ainda pode ser mais trabalhada.


Comentar post

mais sobre mim
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


tags

todas as tags

subscrever feeds

RSSPosts

RSSComentários

RSSComentários do post